Gestão dos relatórios de repasse e geração de extratos

A gestão dos relatórios é bem simples e conta com diversos filtros para ajudar o operador no dia a dia. O passo a passo do seu uso será:

  1. É necessário filtrar o nome do favorecido que será beneficiário do repasse que será realizado naquele momento;

  2. Após estar alocado no relatório de repasse do favorecido em questão, aplique os filtros pertinentes para ajudar você a chegar no repasse exato a ser realizado. Os filtros disponíveis são:

    • Situação repasse: este versa sobre as possibilidades de o item estar:

      • Em aberto: ou seja, ainda não foi inserido em um extrato para o favorecido;

      • A revisar: item já foi inserido em um extrato, porém precisa ser revisado antes da finalização;

      • Extrato: item já está presente em um extrato que espera para ser finalizado;

      • Finalizado: item já está em um extrato e, inclusive, já foi pago ao favorecido;

      • Obs.: o mais utilizado no caso de criar extratos de repasse é o "Em aberto";

    • Situação procedimento: versa sobre as possibilidades a respeito do pagamento deste item:

      • Pago: o paciente já pagou e o valor já está disponível na conta da instituição;

      • Pendente: o paciente já pagou, ou a guia já foi gerada, porém, o valor ainda não está disponível na conta da instituição, ou porque o método de pagamento tem um comportamento desta forma (exemplo, cartão de crédito em que os recebimentos ocorrem em 30 dias do pagamento) ou porque o convênio ainda não realizou o pagamento da fatura;

      • Pago parcialmente, glosado, atrasado, em recurso, indefinido: são situações referentes às situações de uma guia dentro do faturamento TISS e só poderão ser utilizados caso a clínica gerencie o pagamento dos convênios por meio da plataforma.

      • Obs.: neste filtro de "Situação procedimento", caso o paciente pague seus procedimentos realizados em uma única "entrada" no financeiro, porém em múltiplos métodos de pagamento, caso um deles já tenha sido "Pago" e outro ainda esteja "Pendente", eles poderão aparecer em conjunto no filtro, pois fazem parte de um "mesmo grupo de pagamento".

        • Exemplo: paciente pagou seu exame de R$ 1000,00 em múltiplos métodos, sendo R$ 500,00 em dinheiro e R$ 500,00 em cartão de crédito. O dinheiro já estando disponível e a gestão do módulo financeiro já tendo sido feita, esta parcela já estará como "Paga" enquanto o cartão de crédito que costuma levar 30 dias para o "pagamento cair" estará como "Pendente". Entretanto, como ambos fazem parte do pagamento do mesmo procedimento, o sistema prioriza que o repasse deste item seja feito todo de uma vez, disponibilizando-os em conjunto no filtro.

    • Período de atendimento: corresponde ao período em que o paciente foi atendido e realizará o filtro por meio da "Data de atendimento";

    • Perfil/Grau part.: utilizará o perfil aplicado nas regras como filtro;

    • Paciente: buscará os procedimentos realizados por um paciente em específico;

    • Convênio: buscará os procedimentos realizados em um convênio específico;

    • Procedimento/Item: buscará repasses de procedimentos/itens específicos;

    • Grupo de procedimento: buscará repasses de tipos de procedimentos específicos, conforme configurado em "procedimentos realizados", onde são classificados os tipos consulta, exame, procedimento, centro cirúrgico, telemedicina e retorno;

      • Atenção: este filtro é 100% assertivo em caso de procedimentos particulares, entretanto, em casos de procedimentos vinculados a regras de faturamento TISS, devido a uma particularidade na maneira em que são criados, podem ser filtrados alguns procedimentos de outro tipo em conjunto.

    • Forma de pagamento: buscará repasses pelo método de pagamento usado pelo paciente. Este filtro é muito usado quando instituições repassam de forma separada os recebimentos em dinheiro, por exemplo.

      • Obs.: neste filtro, como em "Situação procedimento", caso o paciente pague seus procedimentos realizados em múltiplos métodos de pagamento, eles poderão aparecer em conjunto no filtro, pois fazem parte de um "mesmo grupo de pagamento".

        • Exemplo: paciente pagou seu exame de R$ 1000,00 em múltiplos métodos, sendo R$ 500,00 em dinheiro e R$ 500,00 em cartão de crédito. Caso o usuário aplique o filtro "Dinheiro", a parcela paga por este procedimento em "Cartão de crédito X" deverá ser disponibilizado em conjunto no filtro, visto que o sistema prioriza que o repasse deste item seja feito todo de uma vez.

    • Regra de repasse: buscará todos os repasses em que a regra específica selecionada foi aplicada.

  3. Com os filtros aplicados é possível selecionar o ícone de três pontinhos presente em cada linha e clicar em "Editar e ver detalhes", por meio do modal que se abre é possível:

    • Verificar e trocar regras aplicadas e perfis;

    • Trocar valores do repasse para situações específicas;

      • Após qualquer mudança, clique em "Salvar alterações";

  4. Após os filtro aplicados e mudanças realizadas, caso seja o momento de repassar ao favorecido, clique em "Selecionar procedimentos/itens";

  5. Selecione individualmente ou de maneira massiva os itens a serem repassados, condizentes com o filtro aplicado;

  6. Após, clique em "Gerar extrato";

  7. Aparecerá um modal contendo todos os itens para conferência e caso tudo esteja satisfatório, clique em "Confirmar e gerar extrato";

  8. Ao fazer isto, você será redirecionado para a aba de "Extratos", na qual verá o extrato recém gerado no topo de sua lista;

  9. Para fazer o download, selecione o checkbox presente e clique em "Download", desta forma você irá gerar um pdf que poderá ser impresso para prestação de contas com o favorecido em questão;

  10. Você pode ainda mudar status do extrato clicando em "Alterar status" e são eles:

    • Conferido: quando tudo foi verificado e ele está pronto para ser pago;

    • Enviado: quando, por exemplo, foi enviado ao favorecido e ele está esperando uma conferência;

    • A revisar: quando existem itens que precisam ser revistos dentro do extrato;

  11. O status "Finalizado" só ocorre quando, após a criação do extrato, o usuário gera a conta a pagar e a efetiva. Para isso é necessário que o extrato esteja com o status "Conferido" ou "Enviado", o usuário clique em "Visualizar" e posteriormente, no final do modal aberto, em "Gerar conta a pagar".

    • Essa conta precisará ter seus detalhes preenchidos, quais sejam:

      • Método de pagamento e seus dados complementares (vencimento, conta bancária, forma de pagamento);

      • Centro de custo (opcional);

      • Competência (opcional);

    • Depois disso, o extrato ficará com o status "A pagar" o qual só mudará para "Finalizado" quando no financeiro a "conta a pagar" seja efetivamente paga.

    • Obs: Caso o método escolhido tenha uma baixa automática, o extrato pode não passar pelo status "A pagar" e ir direto para "Finalizado".

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